quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Comissão do Senado aprova projeto que reduz salários de parlamentares


A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (29) projeto que reduz os salários de deputados federais e senadores.

Pela proposta aprovada na comissão, o salário dos parlamentares passará dos atuais R$ 33.763,00 para R$ 26.723,13.

O projeto ainda precisa ser analisado pelo plenário do Senado para, depois, seguir para votação na Câmara dos Deputados.

No parecer sobre o projeto, a senadora Regina Sousa (PT-PI) afirmou que, se o Congresso Nacional se propõe a votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos públicos, "é imperioso que sejam adotadas medidas que levem a participar do esforço do ajuste fiscal a parcela da população que se encontra nos estrados mais elevados da pirâmide de renda".

"Nesse contexto, como medida prioritária, os parlamentares precisam começar 'cortando na própria carne', através da redução dos próprios salários", acrescentou a senadora no relatório.

PEC do teto
A PEC citada pela senadora Regina Sousa, apresentada pelo governo do presidente Michel Temer, estabelece que os gastos da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer, pelos próximos 20 anos, conforme a inflação.

Essa proposta está em análise no Senado e deverá ser votada, em primeiro turno, na noite desta terça. Se for aprovada, a expectativa é que o segundo turno ocorra em 13 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário