O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está realizando uma operação para combater o desmatamento e extração ilegal de madeira em áreas de reserva indígena e unidades de conservação na região de Ponta do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia, fronteira entre Rondônia e Acre.
A operação "Onda Verde" começou a ser realizada no dia 6 de outubro e não tem data para terminar.
Até esta quinta-feira (12), o Ibama informou que já foram apreendidos cinco caminhões, 50 m³ de madeira, um carro de passeio, um trator, 12 motosserras e uma espingarda.
O trator apreendido e mais três acampamentos de madeireiros foram destruídos pelos agentes, segundo o Ibama. Dez autos de infração, que somam mais de R$ 300 mil, já foram aplicados pelos agentes.
A operação conta com 15 agentes do Ibama e 6 do Batalhão de Polícia Ambiental do Amazonas. Nove viaturas e um helicóptero são usados na Onda Verde.
A ação também está sendo feita no sul de Lábrea (AM) e Terra indígena Kaxararí.
Segundo o agente ambiental federal do Ibama que está acompanhando a operação, Joel Araújo, ainda não existe uma previsão os trabalhos serem encerrados. Nenhum madeireiro foi preso até esta quinta-feira.
Fonte: Portal do Oeste, seu informe online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário