sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

40 mil raios já caíram no Pará neste ano

Aproximadamente 40 mil raios caíram em terras paraenses nos primeiros 15 dias do ano. O Pará é um dos Estados da Região Norte onde há maior incidência desse tipo de descargas elétricas, ao lado de Tocantins e Amazonas. A informação é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com base nos dados da rede de detecção de raios da Universidade de São Paulo (USP).
Em 2017, 19 pessoas foram internadas atingidas pelo fenômeno natural, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). Em 2016, esse número foi ainda mais alarmante, com um total de 28 vítimas. Os municípios de Igarapé-Miri, Belém e Barcarena são os que mais registram a ocorrência de raios.
Uma das dicas para se proteger é buscar abrigo em casas ou prédios de alvenaria; ficar longe de portas e janelas com grade; se chover, não usar celular ligado na tomada e no trânsito, permanecer dentro do automóvel. Em casos de espaços abertos (praias, pastos, plantações, campos de futebol, etc) é recomendável procurar abrigo sempre que o tempo ficar encoberto e não somente quando a chuva cair.
 
(Com informações da Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário