sábado, 26 de janeiro de 2019

Fazendeiro é preso suspeito de explorar trabalhadores de forma semelhante à escravidão no Pará

Oito trabalhadores foram resgatados na fazenda localizada em Medicilândia, no sudoeste do Pará.
Trabalhadores em situação semelhante à escravidão são resgatados de fazenda no Pará — Foto: Grupo de Trabalho Escravo / Divulgação
O fazendeiro Carlos Gonçalves Guimarães foi preso nesta sexta-feira (25) em Medicilândia, no sudoeste do Pará, suspeito de explorar trabalhadores de forma semelhante à escravidão. Oito trabalhadores, entre eles dois adolescentes foram resgatados na fazenda. Carlos Guimarães nega as acusações.
A operação foi realizada na reserva extrativista "Verde Para Sempre", por equipes de fiscalização do Ministério do Trabalho (MPT) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), com apoio da Polícia Militar.
De acordo com o MPT, foi constatado que o fazendeiro não pagava o salário e encargo trabalhista às vítimas. Os auditores fiscais disseram que os empregados eram mantidos em regime de servidão por dívida, pois eram obrigados a comprar comida e itens básicos no comércio do patrão.

Carlos Guimarães foi levado para a sede da Polícia Federal em Altamira, onde também foi indiciado por porte ilegal de armas e tentativa de subornar os auditores fiscais do trabalho. Segundo o MPT, as armas eram usadas para ameaçar os trabalhadores. Em seguida, ele foi encaminhado para o presídio de Altamira.

Por G1 PA — Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário