terça-feira, 25 de junho de 2019

Detento foragido do presídio de Itaituba é recapturado em via pública

Arylton Barbosa da Silva foi recapturado na tarde  desta terça-feira (25), em Itaituba. Ele, que estava no regime semi-aberto, não havia retornado à unidade prisional após sair para trabalho externo, foi avistado pela cidade, e todo o procedimento de recaptura foi estrategicamente pensado para obtenção de êxito.

Em entrevista, Fagner De Sousa Sá, Diretor da Casa Penal de Itaituba, disse que Arylton foi avistado na rua por acaso pelos agentes da SUSIPE, quando estavam se dirigindo ao Fórum da cidade. Ao realizarem um acompanhamento de longe, o detento, eles perceberam que se tratava efetivamente de um foragido da unidade prisional.
“Já era um rosto conhecido, apesar de tá com boné, cabeça baixa, a gente o reconheceu pelas características físicas. Inicialmente nós encontramos com ele e ele ficou olhando e tal, quando a gente foi pra fazer a descida da viatura, aí ele se empreendeu em fuga” relatou Fagner sobre o reconhecimento e abordagem.
Sobre os estágios de identificação, abordagem e fuga do detento, o Diretor afirma. “Ele começou a correr, então logo nós tentamos verificar se tinha algum outro policiamento em volta, mas infelizmente não conseguimos localizar. Quando percebemos que não tinha nenhum tipo de ameaça, resolvemos agir” continuou.
Arylton, que estava no regime semi-aberto, possivelmente, como informa o Diretor da Casa Penal, iria sair na próxima saída temporária, entretanto, agora, devido o não retorno à unidade prisional, terá algumas consequências.
“O procedimento de praxe é, aconteceu algum incidente na casa penal, a gente já comunica o Juiz da Vara de Execução Criminal, já toma ciência do caso, de que ele evadiu-se do cumprimento da pena dele e, a partir daí, o Juiz pode a critério próprio, regredir o interno de regime” afirmou
Desta forma, neste caso específico, Arylton, por conta desta indisciplina, pode voltar para o regime fechado e agravar a sua situação criminalmente, caso o posicionamento do Juiz, seja favorável à tal regressão.
Fuga de quatro detentos
Na manhã de segunda-feira (24), quatro detentos conseguiram fugir do presídio, um pelo portão e outros três pulando o muro. Ainda na manhã de segunda, por volta das 10h, após diligências feitas pela polícia objetivando localizar os fugitivos, um deles, Natanael Braga de 21 anos, que fugiu pulando o muro da unidade prisional, foi recapturado em uma residência na 16a rua.

Natanael Braga de Sousa, 21 anos, recapturado.
Os demais detentos que fugiram, Lucas dos Santos Castro, Vinicius Vieira Soarez e Fernando Lopes Ferreira continuam foragidos e são procurados pela polícia.
Detentos que ainda continuam foragidos

Lucas dos Santos Castro, foragido.

Fernando Lopes Ferreira, 24 anos, foragido.

Vinicius Vieira Soarez, foragido.

Fonte: Portal Giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso de 64 anos é preso em flagrante por venda de drogas em Novo Progresso

 Um homem de 64 anos foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (19) por tráfico de drogas em Novo Progresso, em via publica. ...