sexta-feira, 26 de junho de 2020

Ministério público de Itaituba sugere a criação de mais um conselho tutelar

A ideia surge devido a necessidade de atender as demandas das comunidades mais distantes da sede do município.

O promotor Ítalo Costa Dias, da infância de juventude, acionou a justiça para que o governo municipal estude a possibilidade de criação de um novo conselho tutelar em Itaituba.

Por ser um dos maiores em extensão territorial do estado, no município de Itaituba, ações de fiscalização, acompanhamento e conscientização contra as mais diversas mazelas sociais, em comunidades distantes e regiões garimpeiras, estão deixando de ser realizadas. Os órgãos de segurança pública que dão essa assistência estão tendo dificuldades no deslocamento.

É o que afirma o promotor da Infância e Juventude, Ítalo Costa.
Preocupado com a crescente demanda, o promotor disse que já acionou a justiça através do ministério púbico para que o município possa estudar a possibilidade de um novo conselho tutelar em Itaituba.

Segundo o promotor, desde o ano passado o ministério público fez essa mesma sugestão para a administração municipal com o objetivo de proteger a população mais vulnerável, nessas localidades. A ideia é que um o novo conselho tutelar atenda as ocorrências envolvendo menores de idade na zona rural e região garimpeira. O promotor Ítalo Costa informou ainda que até agora o município não se posicionou com relação a essa possibilidade.

Atualmente o Conselho Tutelar conta com cinco conselheiros, que atendem à toda demanda da cidade, zona rural e região garimpeira.

A coordenadora do órgão Alrenice Alves, afirmou que com essa quantidade de profissionais é, difícil atender a uma demanda em uma região tão extensa.

De acordo com a conselheira tutelar, o número de conselheiros do órgão é formado com base na quantidade de habitantes do município, informada pelo IBGE, e afirmou que uma implantação de um novo conselho, vai depender da vontade da administração municipal, que deverá avaliar os custos para manter o funcionamento do conselho.

Ainda segundo informações do MP, o Conselho Tutelar enfrenta dificuldades em chegar nas comunidades mais remotas do interior do munícipio como Cabaçal, Água Branca e Cuiú-Cuiú que ficam há mais de 500 km da sede do município.

Fonte: On News

Nenhum comentário:

Postar um comentário