quarta-feira, 17 de junho de 2020

Policia Militar de Itaituba registra redução nos índices de criminalidade

O Estado do Pará figura em segundo lugar entre as sete unidades federativas que reduziram crimes violentos letais intencionais, com 24% de queda.

O levantamento feito pelo On News por meio do balanço do Comando de Policiamento Regional X – CPR X, aponta que houve uma redução significativa nos índices de criminalidade, comparada ao mesmo período do ano passado, de janeiro a maio.

De acordo com o levantamento, nos crimes de homicídio a redução foi de 55%; latrocínio que é o roubo com seguido de morte teve uma redução de 100%; roubo 13% e furto 26%.

Foto: Ilustração Analise Criminal

O mesmo comparativo foi feito nos anos anteriores, entre 2018 e 2019, segundo o Comando do Policiamento Regional, as ações de prevenção e combate a criminalidade, foram realizadas pela Policia Militar, contribuíram para quedas nos índices. Em 2020 as medidas de isolamento social na cidade, depois do mês de março, também contribuíram para essa redução.

Foto: Ilustração Analise Criminal

O Pará é o segundo estado do País com a maior redução de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs, que envolvem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Na maioria dos estados brasileiros houve aumento de 8%.

De acordo com o levantamento, somente em abril de 2020 foram computados 3.950 CVLIs contra 3.656 no mesmo período do ano passado, mesmo com a circulação de pessoas limitada devido ao isolamento social exigido pela pandemia do novo coronavírus. De janeiro a abril, foram 15.868 crimes violentos, crescimento de 9% no país. Ao todo, 19 estados apresentaram aumento no número de homicídios no quadrimestre 2019/2020.

O Pará, ao contrário, figura em segundo lugar entre as sete unidades federativas que reduziram crimes violentos letais intencionais, com 24% de queda. Foram 1.036 casos de janeiro a abril de 2019 e 789 no quadrimestre de 2020, o que significa a preservação de 247 vidas. O Estado perde somente para Roraima, com redução de 33% nos quatro primeiros meses de 2020.

Fonte: On News / Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário