quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Filho confirma morte de Teori Zavascki em queda de avião no mar

Ministro do Supremo Tribunal Federal era relator da Operação Lava-Jato.
RIO — O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF) morreu na tarde desta quinta-feira na queda de um avião no mar próximo a Paraty, próximo a Ilha Rasa, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Ele tinha 68 anos. A informação foi confirmada pelo filho de Teori, em publicação nas redes sociais."Caros amigos acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu. Obrigado a todos pela força", escreveu Francisco.

No Supremo, o clima é de tristeza no gabinete do ministro. Alguns servidores são vistos chorando.O Corpo de Bombeiros informou que pelo menos três pessoas estavam dentro do avião. A aeronave saiu do Campo de Marte, em São Paulo (SP), às 13h01m e tinha como destino a cidade de Paraty. Segundo a Força Aérea, o acidente ocorreu pouco antes das 14h e foi informado pelo sistema Salvaero (sistema interno de comunicação do sistema aéreo), às 14h20m. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, um dos tripulantes chegou a ser encontrado com vida, mas acabou não resistindo. Os outros dois já estavam mortos.

A Infraero informou que o avião que caiu em Paraty era um modelo Hawker Beechcraft King Air C90, de matrícula PR-SOM. A assessoria do aeroporto, que serve para pousos e decolagens basicamente de aeronaves particulares, não divulgou quem estaria na aeronave.Segundo a coluna Lauro Jardim, no site do GLOBO, o bimotor pertence a Carlos Alberto Filgueiras, dono dos hoteis Emiliano em São Paulo e Rio de Janeiro. A assessoria do Grupo Emiliano, que é a proprietária do avião, confirmou o acidente, mas não deu detalhes de quem estava a bordo.Teori é o relator da Operação Lava-Jato no Supremo. Indicado pela presidente Dilma Rousseff, Teori assumiu o cargo de ministro do Supremo em 2012. Antes disso, foi ministro do Superior Tribunal de Justiça. Formou-se em Direito em 1972, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde fez mestrado e doutorado.

Relator da Operação Lava-Jato, Teori havia interrompido as férias nos últimos dias para analisar os acordos de colaboração premiada dos executivos da Odebrecht. Teori é o responsável por todos os processos da operação que chegam ao STF, envolvendo políticos e diretores das empresas investigadas.

TEMER RECEBEU NOTÍCIA DURANTE CERIMÔNIA

O presidente Michel Temer estava em uma cerimônia no Palácio do Planalto, somente com a presença da imprensa, e saiu sem dar declarações. O evento era de entrega de credenciais de oito embaixadores para Temer, o que formaliza o início do trabalho desses representantes. Durante a cerimônia, entre a chegada de um embaixador e outro, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, falou ao celular, e chegou a entregar o aparelho a Temer para que ele lesse algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário