quinta-feira, 11 de maio de 2017

“PÂNICO” em Jacareacanga, atualmente a cidade vive um dos maiores índices de criminalidade de sua história

O que Itaituba viveu há algumas semanas atrás hoje acontece no município de Jacareacanga, que está em situação de alerta devido ao alto índice de criminalidade.
Vista aérea de Jacareacanga que segundo o IBGE possui cerca de 40 mil habitantes
Jacareacanga sempre foi considerada pelos moradores uma cidade pacata, onde as pessoas dormiam com as portas abertas e mesmo assim se sentirem seguras em suas residência. Segundo relatos, poucas foram as vezes em que a cidade passou por uma crise na segurança pública, pois a maioria da população se sentia segura. Porém, essa realidade mudou drasticamente. De acordo com moradores, há cerca de um mês, uma grande onda de assaltos e furtos vem aterrorizando a cidade.
PREOCUPANTE E ALARMANTE, são duas palavras constantemente usadas por moradores de Jacareacanga quando se referem a situação atual da segurança pública. Nossa equipe do Portal Giro recebeu informações diretamente dos moradores que pedem socorro. Segundo eles, o contingente da polícia militar não é o suficiente para transmitir o mínimo de segurança, enquanto isso a população é forçada a viverem em “prisão domiciliar”.
Contamos com o apoio de um morador da cidade que por 12 anos foi vereador, e hoje é um funcionário público, Walter Azevedo, que relata que denúncias e suspeitas graves com relação a ação da polícia e de órgãos de segurança são rotineiros por parte de moradores que conhecem a atual realidade do município. Entre as principais delas estão: Falta de sincronismo entre as polícias civil e militar, extorsão de recursos, possível conivência de policiais com vendedores de drogas. Uma das revoltas mais freqüentes da população é o fato de que parte dos bandidos presos, acusados de envolvimento em roubos e furtos, ganharem liberdade para voltar as ruas e possivelmente cometer novos crimes. “Nós estamos á mercê da bandidagem aqui em Jacareacanga” – diz Walter.
A situação está tão crítica que já foi registrado caso de residência que foi completamente esvaziada por bandidos, fizeram uma verdadeira mudança. Roubos de celulares a qualquer hora do dia ou da noite, arrombamentos em residências e roubo de veículos são alguns dos acontecimentos mais registrados na cidade nas últimas semanas, a maioria com bandidos em posse de arma de fogo.
Populares acreditam que boa parte dos bandidos vem de Itaituba ou mesmo de outras cidades vizinhas, são marginais que cometem crimes e vêem na região garimpeira a oportunidade de viver em liberdade, e por Jacareacanga ser uma cidade próxima de alguns garimpos se torna um lugar propício para ação dos meliantes.
De acordo com nosso informante Walter, promessas e mais promessas de reforçamento da segurança são feitas durantes reuniões com a população, e também a cada visita de autoridades regionais ou estaduais, mas que no final não resultam em nada.
Cogita-se a criação de grupos de segurança privada para tentar amenizar a situação e proteger os populares. Um grupo no whatsApp foi criado exclusivamente para moradores registrarem suas ocorrência e passarem informações, fomos adicionados e em poucas horas pudemos ver diversos relatos de moradores. Veja:

   

Fonte:  http://giroportal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário