
PREOCUPANTE E ALARMANTE, são duas palavras constantemente usadas por moradores de Jacareacanga quando se referem a situação atual da segurança pública. Nossa equipe do Portal Giro recebeu informações diretamente dos moradores que pedem socorro. Segundo eles, o contingente da polícia militar não é o suficiente para transmitir o mínimo de segurança, enquanto isso a população é forçada a viverem em “prisão domiciliar”.
Contamos com o apoio de um morador da cidade que por 12 anos foi vereador, e hoje é um funcionário público, Walter Azevedo, que relata que denúncias e suspeitas graves com relação a ação da polícia e de órgãos de segurança são rotineiros por parte de moradores que conhecem a atual realidade do município. Entre as principais delas estão: Falta de sincronismo entre as polícias civil e militar, extorsão de recursos, possível conivência de policiais com vendedores de drogas. Uma das revoltas mais freqüentes da população é o fato de que parte dos bandidos presos, acusados de envolvimento em roubos e furtos, ganharem liberdade para voltar as ruas e possivelmente cometer novos crimes. “Nós estamos á mercê da bandidagem aqui em Jacareacanga” – diz Walter.
A situação está tão crítica que já foi registrado caso de residência que foi completamente esvaziada por bandidos, fizeram uma verdadeira mudança. Roubos de celulares a qualquer hora do dia ou da noite, arrombamentos em residências e roubo de veículos são alguns dos acontecimentos mais registrados na cidade nas últimas semanas, a maioria com bandidos em posse de arma de fogo.
Populares acreditam que boa parte dos bandidos vem de Itaituba ou mesmo de outras cidades vizinhas, são marginais que cometem crimes e vêem na região garimpeira a oportunidade de viver em liberdade, e por Jacareacanga ser uma cidade próxima de alguns garimpos se torna um lugar propício para ação dos meliantes.
De acordo com nosso informante Walter, promessas e mais promessas de reforçamento da segurança são feitas durantes reuniões com a população, e também a cada visita de autoridades regionais ou estaduais, mas que no final não resultam em nada.
Cogita-se a criação de grupos de segurança privada para tentar amenizar a situação e proteger os populares. Um grupo no whatsApp foi criado exclusivamente para moradores registrarem suas ocorrência e passarem informações, fomos adicionados e em poucas horas pudemos ver diversos relatos de moradores. Veja:

Fonte: http://giroportal.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário