quarta-feira, 28 de junho de 2017

OBJETO ESTRANHO CAI DO CÉU EM COMUNIDADE RURAL DE ANAPU




Moradores tomaram um susto quando um objeto desceu do céu em direção a mata, durante a madrugada de terça-feira (27), o local fica próximo das residências na Vicinal Manoel Baiano, localidade a 10 km ao Sul da cidade de Anapu no sudoeste do Pará, ninguém se feriu. Pedaços de placa solar e fiações ficaram espalhados em uma área de capoeira, alguns moradores não sabiam explicar do que se tratava, alguns especularam que seria um satélite, mas diante das fotos enviadas ao site Xingu230 os destroços se assemelham a equipamentos usados pelo Projeto Loon.
Moradores confirmaram que pedaços de balão também foram vistos nas árvores, chegando a conclusão de que o aparelho pertence a gigante Google e integra um projeto para levar conectividade à comunidades isoladas. O “Projeto Loon” da empresa Norte América existe desde 2013 e começou na Nova Zelândia, já foi testado no Brasil em 2014 em uma região isolada no Piauí, esse que caiu possivelmente saiu de rota das correntes de ar como são direcionados pelo mundo.
Esse não é o primeiro caso de queda dos balões do Projeto Loon na Amazônia, em Fevereiro uma estrutura parecida também caiu a 113 k de Manaus no Amazonas, em uma área de mata ninguém se feriu. No dia 20 de abril, outra estrutura como a da foto também caiu na Zona Rural da cidade de Itupiranga, sudeste do Pará, apesar de descer próprio a uma propriedade, ninguém se machucou.
Em Dezembro de 2016, um balão também caiu no estado do Piauí, na época, a Google confirmou o acidente e “pediu desculpas pela surpresa” e informou que uma equipe treinada fez a remoção do objeto. Piauí foi o primeiro estado brasileiro a receber o projeto de internet da Google.
O Projeto
Projeto Loon é um projeto de pesquisa e desenvolvimento que está sendo desenvolvido pelo Google com a missão de fornecer acesso à Internet para áreas rurais e remotas. O projeto usa balões de alta altitude colocados na estratosfera, a uma altitude de cerca de 20 km para criar uma rede sem fio com velocidade semelhante a de 3G das redes de telefonia móvel.
Por: Felype Adms (com informações de Moises Soares/Anapu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário