quarta-feira, 28 de junho de 2017

Maior presídio do Pará deve ficar pronto em 2017

Maior presídio do Pará deve ficar pronto em 2017 (Foto: Akira Onuma/Susipe)
O novo presídio, o maior do Pará, terá capacidade para 603 presos. No início de 2017, o Estado tinha um déficit de 5,5 mil vagas em cadeias. (Foto: Akira Onuma/Susipe)
A situação dos presídios no Pará é complicada. Com a 9ª maior população carcerária do país, o Estado custodia atualmente cerca de 15 mil presos. Desse total, mais de 63% são jovens entre 18 e 29 anos, que convivem com outros presos de diferentes idades. Para esta parcela da população, está sendo construído a Cadeia Pública de Jovens e Adultos do Pará, no Complexo penitenciário de Santa Izabel. A obra deverá resultar no maior presídio do Estado.

Orçada em mais de R$ 16 milhões, a obra está prevista para ser entregue em dezembro deste ano, com capacidade para 603 internos. Segundo dados do começo do ano, o Pará estava com um déficit de cerca de 5,5 mil vagas nas unidades prisionais.
A nova cadeia deverá ser composta de três blocos carcerários, com 26 celas em cada um, sendo uma destinada a pessoas com deficiência (PCD), além de duas salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, brinquedoteca, espaço multiuso, barbearia, salão de beleza, celas de visita íntima e de vivência individual e prédio administrativo, entre outros ambientes. O local ainda deverá ter um serviço antidrogas aos custodiados.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), a proposta do projeto é não misturar presos que já possuem mais de uma passagem pelo sistema penitenciário com aqueles que estão ingressando pela primeira vez, em uma tentativa de reduzir a reincidência criminal, e também de concentrar atividades de reinserção social aos jovens custodiados no local, com o objetivo de diminuir os índices de reincidência.

Atualmente, 14 obras de novas unidades prisionais e/ou ampliação estão em andamento. Até o final de 2018, a meta é do criar mais de 3.000 novas vagas para o sistema penitenciário paraense.

(Com informações da Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário