sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Santarém vai ganhar novas instalações da Polícia Militar


O Governo do Pará vai instalar e ativar até dezembro deste ano o 35º Batalhão de Polícia Militar e a 2ª Companhia Independente de Missões Especiais no município de Santarém, na região oeste do estado.
O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (14) pelo comandante geral da PM, Coronel Hilton Benigno, em solenidade realizada no prédio que vai abrigar o novo BPM. No local funciona atualmente a 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE).

A instalação do 35º BPM é uma ação estratégica do Governo do Estado na região, em virtude do aumento populacional atendido pelo Comando de Policiamento Regional I (CPR I). Hoje, estão sob responsabilidade do CPR 13 municípios da região de integração do Baixo Amazonas, compreendendo uma população total de 710.861 habitantes. Somente o 3º BPM, Batalhão vinculado ao CPR 1, atende aos três municípios da área de jurisdição da região metropolitana de Santarém – Belterra, Mojuí dos Campos e Sanatrém.

O comandante geral da PM avalia que a efetivação de mais um Batalhão pelo estado é um avanço e uma conquista para a sociedade da região. "Em virtude do crescimento populacional de Santarém, obviamente, também, em virtude dos problemas que começam a surgir em relação a criminalidade deu-se a necessidade da intervenção e ativação do 35º Batalhão, que foi pensado lá em 2014", observou o Coronel Hilton.

Para o presidente do Conselho de Segurança dos bairros que integram a grande área do Maicá, Raimundo Sardinha, esta foi uma vitória da sociedade santarena e dos movimentos organizados em bairros que pleitearam junto as autoridades competentes este equipamento da segurança pública. “Parabenizo a Polícia Militar e as autoridades que nos acompanharam nesta luta", enfatizou.

Atuação - Os dois Batalhões cobrirão áreas específicas na área urbana e rural de Santarém, além dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos, sempre atuando de forma coordenada e articulada. O 35º BPM irá atender a área leste da cidade, correspondendo os bairros que integram a grande área do Maicá, comunidades rurais no entorno da PA 370, além dos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra. Já o 3º BPM, que hoje cobre toda a extensão do município de Santarém, ficará com toda a área oeste, área central, além da região do Lago Grande. Segundo o Comando Geral, o efetivo que integrará o novo Batalhão não será problema. De acordo com o projeto apresentado pelo CPR I, as duas novas unidades de Polícia terão juntas, mais de 500 policiais, com a proposta de integralização dos novos praças que irão iniciar o Curso de Formação previsto para o mês de outubro. "Em Santarém não há problemas quanto a previsão de efetivo que nós temos e a realidade local. O Batalhão já surge com seu efetivo contemplado", garantiu o comandante geral da PM.

De acordo com o comandante geral, resolvidas questões burocráticas, o imóvel deve ser incorporado ao patrimônio da Polícia Militar para que possa ser adaptado, recebendo melhorias em sua infraestrutura.

Especializado - Além do 35º BPM, Santarém também receberá a 2ª Companhia Independente de Missões Especiais. Esta unidade será destinada em operações de alto risco. Caberá à Companhia, apoiar todas os BPM's subordinados ao CPR I bem como as unidades de outros CPR's em ocorrências onde há elevados riscos, como assaltos a bancos, onde a tropa ordinária já tenha esgotado as possibilidades de atuar, justificando o emprego da unidade tática.

"A 2ª CIME é uma desconcentração que se transforma em uma descentralização do Comando de Missões Especiais, que tem sede em Belém, e terá agora uma Companhia Independente aqui em Santarém. Ela ficará subordinada operacionalmente ao Comando de Operações Especiais, mas atuará sob a supervisão regional do CPR 1", completou o Coronel Hilton.

Participaram da solenidade lideranças comunitárias, representantes de Conselhos de Segurança Pública, autoridades civis e militares, entre elas o comandante do CPR 1, Tenente Coronel Heldson Tomazo, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda, o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias, Alexandre Von, demais autoridades políticas e a população em geral.

Por Samuel Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário