sábado, 5 de maio de 2018

A ADEPARÁ INICIO NO DIA PRIMEIRO A PRIMEIRA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2018. OS PRODUTORES TEM ATÉ 15 DIAS PARA FAZER A COMPROVAÇÃO DA VACINA.

A FEBRE AFTOSA É UMA DOENÇA CONTAGIOSA, CAUSADA POR VÍRUS QUE SE MULTIPLICA MUITO RÁPIDO. OS ANIMAIS DOENTES TEM AFTAS NA BOCA, NAS TETAS E NAS PATAS. A DOENÇA É TRANSMITIDA POR ANIMAIS OU MATERIAIS CONTAMINADOS, E TAMBÉM POR VEÍCULOS, EQUIPAMENTOS E PESSOAS QUE TIVERAM CONTATO COM O VÍRUS. POR ISSO TODOS OS ANOS A AGENCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO PARÁ REALIZA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO NO SENTIDO DE IMUNIZAR O REBANHO DE TODO O ESTADO. A IMUNIZAÇÃO É PROMOVIDA EM DUAS ETAPAS E A PRIMEIRA JÁ COMEÇOU A SER REALIZADA.
 DE ACORDO COM A MÉDICA VETERINÁRIA INDIRA VASCONCELOS, O OBJETIVO DA ADEPARÁ É ATINGIR UMA META DE 100% DO REBANHO VACINADO, MAS SEGUNDA ELA ESTE PERÍODO DE CHUVA ACABA ATRAPALHANDO A VACINAÇÃO DOS ANIMAIS. PORTANTO, É PRECISO QUE O PRODUTOR FAÇA MUITO ESFORÇO PARA QUE O ESTADO CONTINUE LIVRE DE FEBRE AFTOSA COM VACINAÇÃO.
SONORA: INDIRA VASCONCELOS/ 2ª RESP.
OFF: APÓS A IMUNIZAÇÃO DO REBANHO O PRODUTOR TEM ATÉ 15 DIAS PARA FAZER A COMPROVAÇÃO DA VACINA. POR ISSO A MÉDICA VETERINÁRIA CONTINUA ALERTANDO SOFRE A FEBRE AFITOSA, SEGUNDO ELA QUANDO UM FOCO DA DOENÇA É DETECTADO, AS PERDAS SÃO IRREPARÁVEIS. ALÉM DE DEBILITAR O GADO, PODENDO LEVAR A MORTE DOS ANIMAIS, A FEBRE AFTOSA TRAZ CONSEQUÊNCIAS GRAVES PARA O COMERCIO DE CARNES DO BRASIL 

FONTE : BLOG JHONNY NOTÍCIAS, JEAN DA GARAPEIRA PARCERIA COM RISONALDO MELLO TV ELDORADA  (BAND)

Nenhum comentário:

Postar um comentário