sexta-feira, 27 de julho de 2018

Princesa Mako cumpre agenda em Belém nesta sexta


 
Princesa será recebida em audiência pelo governador  
A princesa Mako, do Japão, cumpre agenda intensa em Belém nesta sexta-feira (27), a começar por audiência com o governador do Estado, Simão Jatene, no Palácio Lauro Sodré, na manhã de hoje.  Em seguida, a alteza imperial irá para o município de Tomé-Açu, berço da colônia japonesa no Estado. Neste sábado (28), a princesa visitará o Ver-o-Peso e será recepcionada pela Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, antes de deixar o Pará rumo ao Japão.
No final da manhã de hoje, a princesa seguirá viagem a Tomé-Açu, onde se confraternizará com a comunidade Nikkei. Ela conhecerá o Memorial aos Imigrantes Pioneiros de Tomé-Açu e descerrá a placa comemorativa no município. A princesa visitará o Museu da Imigração e a fábrica da cooperativa de polpas e sucos Camta.
Na visita ao Ver-o-Peso, a princesa Mako conhecerá os prédios históricos e a feira livre do local, símbolo da capital paraense. Em sequência, terá encontro com representantes das entidades Nikkeis na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira. No começo da tarde, a princesa seguirá viagem de volta ao Japão.
Em 2018 completam-se 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, 89 anos da chegada dos imigrantes do Japão no Pará (Tomé-Açu) e 123 anos do Acordo Brasil-Japão. Desde o dia 18, a princesa Mako encontra-se em visita ao Brasil. Na programação, estava prevista a visita a 14 cidades brasileiras nos estados do Rio de Janeiro, onde desembarcou por primeiro; Paraná; São Paulo; Amazonas e Pará. A princesa Mako é filha primogênita do príncipe Akisino e da princesa Kiko e é neta do atual imperador Akihito.
Do encontro da princesa Mako com o governador Simão Jatene participarão o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e os presidentes dos poderes Legislativo e Judiciário, além de outras autoridades. Na chegada a Belém ontem (26), acompanhada do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, a princesa Mako foi recepcionada pelo cônsul do Japão em Belém, Keiji Hamada, e pela coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Estado, Larissa Chermont.

Por: Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário