terça-feira, 7 de agosto de 2018

Veterinário cria ONG para salvar animais e ganha o reconhecimento da população de Itaituba

Em 7 meses, a ONG já acolheu e tratou mais de 800 animais de rua; Conheça o responsável pelo projeto.

Ithalo Prado, esposa e filho. (foto: arquivo pessoal)
O projeto O Sol Nasce Para Todos, foi idealizado e fundado pelo médico veterinário Ithalo Prado Custódio de 28 anos. O profissional é apaixonado pelos animais, e há 7 meses resolveu cuidar daqueles que vivem em condições precárias nas ruas da cidade de Itaituba.
Sede da ONG passa por trabalhos de ampliação
Demorou 4 meses pra montar um espaço adequado, e no pouco tempo, acolheu e tratou mais de 800 animais de rua. O projeto conta com a ajuda de populares, que fazem doações, para manter a ONG, e está de portas abertas para receber novos voluntários que tenham interesse em ajudar. “Nós sempre procuramos cuidar só dos animais de rua, e todo o trabalho que nós apresentamos é através de doação da população, tanto alimentos quanto medicação”, conta o profissional.

A Jornalista Maria do Carmo, conheceu de perto o trabalho da ONG, e ficou impressionada com o carinho e dedicação, para com os animais. “Eu conheci a história da ONG através de uma reportagem do Giro. Procurei o veterinário para uma entrevista. Fui até o local e fiquei impressionada com o trabalho realizado. Neste dia tinha vários cães adultos e até filhotes sendo tratados pelo Ithalo. Animais que foram resgatados das ruas da cidade. O trabalho que a ONG está fazendo em Itaituba, é de suma importância para os animais e, mais ainda para o município. Prestar esse serviço não é tarefa fácil, só mesmo para quem gosta e tem amor pelos animais” diz a apresentadora.
Ithalo diz ser apaixonado pelos animais.
Ithalo se formou na FIT UNAMA em 2014, é graduado em Medicina Veterinária, e pós graduado em clinica cirúrgica e terapêutica, é casado com Alana Yara Costa de Sousa Custódio 21 anos, e pai de Ithalo Miguel Sousa Custódio de 2 anos.
Além do trabalho sem fins lucrativo cuidando dos animais de rua, ele também atua como Supervisor e Professor na EETEPA, é médico veterinário do Frigorífico Araticum, Coordenador e Professor do Curso de auxiliar de veterinário no colégio Paraense, responsável técnico da Dedetizadora Amazonas e Responsável técnico da Dog Norte.
Ithalo se dedica ao trabalho na docência.
“A minha carga horária na EETEPA e no Frigorífico Araticum é muito grande, juntando eles, dá mais de 340 horas por semana, além disso ainda tem o colégio Paraense, porém o tempo que eu tenho livre é dedicado à ação social na ONG, eu vou pelo menos 30 minutos de manhã, 30 minutos de tarde e 30 minutos a noite, para consultar os animais e medicar eles, porque eles precisam de acompanhamento, de 100 animais 10 deles estão debilitados”, conta o veterinário.
Ithlalo pretende expandir ainda mais o seu trabalho em Itaituba, e planeja abrir um consultório particular, apesar de já atender um público somente com agendamentos, “dependendo do caso do animal eu abro uma exceção e vou na casa do cliente”, afirma.
O veterinário deixa um recado aos clientes, “se o seu animal se encontrar em estado grave, muito debilitado, e você não conseguir entrar em contato comigo, que entre em contato com outro veterinário, vá à clínica mais próxima, porque as vezes na nossa correria, não damos uma atenção especial, e o animal acaba tendo uma perda maior”, conclui.
Fonte: Portal Giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário