sexta-feira, 26 de outubro de 2018

PF realiza operação no combate a exploração ilegal de ouro extraído de aldeias indígenas no sudeste do Pará



Foram cumpridos nove mandatos de busca e apreensão em pontos de venda ilegais, nos municípios de Redenção, Ourilândia e Tucumã
Foram cumpridos nove mandatos de busca e apreensão em pontos de venda ilegais — Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (25) a operação ‘Ouro de Sangue’ com o objetivo de desarticular a cadeia de ilegalidades do ouro extraído de aldeias indígenas e que envolve garimpos ilegais, compradores de outros estados e países. Foram cumpridos nove mandatos de busca e apreensão em pontos de venda ilegais, nos municípios de Redenção, Ourilândia e Tucumã, sudeste do Pará.

De acordo com a PF, esta etapa da investigação é mais uma ação dentro de uma série de medidas adotadas pela Polícia Federal que, juntamente com o IBAMA, vem intensificando a atuação dos órgãos públicos na região. As informações obtidas na etapa anterior, quando houve grande atuação no interior da Terra Indígena Kayapó, na Operação Muiraquitã, levaram a identificação de locais de comercialização ilegal do minério, e que atuam irregularmente sem autorização do Banco Central.

Ainda de acordo com a PF, a atividade de extração de ouro ilegal já devastou mais de 4.682 campos de futebol de mata nativa, além de poluir importantes afluentes da bacia do Rio Xingú, com metais pesados e outras substâncias. Segundo os peritos federais, há pontos na Terra Indígena Kayapó com desmatamentos, em ambas as margens do rio, que chegam a medir 22 km.

Fonte:G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário