quinta-feira, 29 de novembro de 2018

ITAITUBA-PA ACONTECEU HOJE A ABERTURA DOS QUARTOS JOGOS INDÍGENAS MUNDURUKÚ DO MÉDIO-TAPAJÓS. O EVENTO ACONTECEU NA ALDEIA PRAIA DO MANGUE



 O clima de chuva não intimidou os guerreiros, que se prepararam por meses para este momento. Todos uniformizados, se perfilaram no campo para a cerimônia de abertura dos IV Jogos Indígenas Mundurukú do Médio Tapajós. Onze aldeias, de Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Santarém e Altamira, foram convidadas, incluindo outras etnias como os Kuraia, de Altamira, e os Kayapó, de Novo Progresso. Os jogos vão ser realizados na aldeia Praia do Mangue, que passou por algumas adequações para receber os visitantes. A programação, que tem o apoio da Prefeitura, também contou com a presença da banda do 53º BIS.



A programação, que tem à frente da coordenação o líder indígena Francisco Ikõ, da aldeia Praia do Mangue, vai acontecer ao longo de quatro dias, com competições tradicionais de cabo-de-guerra, arremesso de lança, arco e flecha e outros esportes praticados nas aldeias, além de futebol masculino e feminino, natação e atletismo. Também será realizado o concurso da Miss Indígena, com a participação de belas jovens representando as aldeias. A coordenação dos jogos defende que o evento representa um momento de interação e congraçamento entre as etnias.



A abertura dos jogos foi bem ao estilo das aldeias. Em um momento de respeito, foi feita uma homenagem ao cacique Julião, falecido no final de outubro. Houve o canto do Hino Nacional e uma dança tribal encerrando a cerimônia.

TEXTO: Mauro Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário