O clima de chuva não intimidou os guerreiros, que se prepararam por meses para este momento. Todos uniformizados, se perfilaram no campo para a cerimônia de abertura dos IV Jogos Indígenas Mundurukú do Médio Tapajós. Onze aldeias, de Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Santarém e Altamira, foram convidadas, incluindo outras etnias como os Kuraia, de Altamira, e os Kayapó, de Novo Progresso. Os jogos vão ser realizados na aldeia Praia do Mangue, que passou por algumas adequações para receber os visitantes. A programação, que tem o apoio da Prefeitura, também contou com a presença da banda do 53º BIS.
A programação, que tem à frente da coordenação o líder indígena Francisco Ikõ, da aldeia Praia do Mangue, vai acontecer ao longo de quatro dias, com competições tradicionais de cabo-de-guerra, arremesso de lança, arco e flecha e outros esportes praticados nas aldeias, além de futebol masculino e feminino, natação e atletismo. Também será realizado o concurso da Miss Indígena, com a participação de belas jovens representando as aldeias. A coordenação dos jogos defende que o evento representa um momento de interação e congraçamento entre as etnias.
A abertura dos jogos foi bem ao estilo das aldeias. Em um momento de respeito, foi feita uma homenagem ao cacique Julião, falecido no final de outubro. Houve o canto do Hino Nacional e uma dança tribal encerrando a cerimônia.
TEXTO: Mauro Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário