quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Cristina Bueno é reeleita a presidente da OAB de Itaituba

Com 53,2% dos votos válidos a chapa 42, “OAB Forte e Atuante”, estará à frente da entidade nos próximos três anos.



Maria Cristina Bueno entra em seu terceiro mandato. (Foto: MBJ durante o prêmio Giro 2017)

A advogada Maria Cristina Bueno, foi reeleita para a presidência da OAB, subseção de Itaituba, em eleição que aconteceu na última quarta-feira (28) na sede da entidade. Com 53,2% dos votos válidos, a chapa 42, “OAB Forte e Atuante”, estará à frente da entidade nos próximos três anos. A vice-presidência é a advogada Josélia Loiola.

Cristina está à frente da OAB de Itaituba desde o ano 2013 e entra em seu terceiro mandato. Ela disputou a eleição com o advogado José Luís, da chapa 22 “OAB renovada e transparente!”, que recebeu 37,8% dos votos. A diferença de votos entre as chapas foi de apenas 6 votos. No total, foram 94 votos válidos.

Cristina Bueno disse que vai trabalhar para unir a classe que se desuniu por conta da eleição e da oposição. “A princípio não esperávamos que houvesse uma oposição. Mas como tem um número expressivo de advogados novos que chegaram, que as vezes até desconhecem a realidade, por serem jovens, com certeza querendo renovação, foi criada essa oposição.” Afirmou a presidente

Entre as propostas da presidente está a criação das comissões da mulher e do jovem advogado, a comissão voltada aos indígenas e do direito da criança e adolescente, além da ampliação e incrementação das comissões da Saúde, ambiental e educação. Outro ponto de grande interesse da gestão é a construção da sede da entidade, que é tratada como de suma importância.

“A gente pretende, ao longo destes 3 anos, concluir estas metas e outras tantas. Lutamos constantemente pela valorização do advogado e respeito a sua função de profissional.” Finaliza Cristina



Mesários comemoraram o sucesso e a transparência na votação. (Foto: Richardson Vieira)

Cristina e OAB Itaituba

Em 2013 Cristina, juntamente com outras cinco advogadas, assumiu pela primeira vez a presidência da OAB de Itaituba, era um fato histórico, nunca antes no país a entidade teve cinco mulheres à frente. A partir daí houve uma intensa participação da entidade em ações de grande interesse na sociedade.

A primeira grande conquista da OAB em Itaituba foi a luta pelos direitos humanos em um episodio ocorrido no Presídio da cidade ainda no ano 2013. Este também foi o ano que nasceram algumas comissões, além da direitos Humanos, também surgiu a prerrogativas, Saúde, consumidor e o projeto OAB vai a escola etc. O ano 2013 também ficou marcado pela realização do primeiro baile do Rubí, um evento exclusivo dos advogados.

Também faz parte da história da OAB o triste episódio do assassinato da advogada Leda em 2014, uma das diretoras tesoureiras, que abalou bastante todos os integrantes, porém, provocou uma grande corrente de união, que mostrou força ao lutar pela captura e prisão dos envolvidos.

Nos anos de gestão em que Cristina Bueno esteve à frente da entidade foram muitas conquistas, entre elas: Realização de diversos eventos, cursos e ações na sociedade no intuito de unir a classe, Convênios com empresas para o favorecimento do profissionais na compra de bens e consumo, também foi criada uma sala na vara federal e outra na vara do trabalho, além da reforma da sede da entidade que hoje funciona em horário comercial.

Fonte: Portal Giro

Nenhum comentário:

Postar um comentário