segunda-feira, 6 de maio de 2019

COMUNIDADE DE BARREIRAS RECEBEU A COMITIVA DO PREFEITO VALMIR CLIMACO


Acompanhados de seu vice Nicodemos Aguiar, secretariado Bruno Rolim, diretores e do vereador Diego Mota, o prefeito Valmir Climaco esteve visitando a comunidade de Barreiras para verificar  a construção do cais de arrimo, que está em fase de acabamento.
A Vila de Barreiras fica a 72 quilômetros da sede do município de Itaituba seguindo pela estrada de chão denominada de “Transmamão” e pode ser feita através de via fluvial em embarcações que fazem o trecho diariamente. 


Seus primeiros habitantes foram os índios Munduruku e Tapajó. No período do verão amazônico, com a vazante das águas do rio, afloram em seu leito as belas praias de areia brancas. A vila de Barreiras é formada por cinco (05) ruas, com uma população aproximadamente de mil e quinhentos (1500) habitantes. 


A economia de Barreiras gira em torno da prestação de serviços públicos, da agricultura e da pesca.


No mês de julho, os descendentes do Tapajó e Munduruku realizam o mais espetacular ritual de danças e demonstração lúdica a um evento que mistura o profano e o religioso, para abrilhantar ainda mais a festa, a comunidade se reúne com o povo da cidade para promoverem com a ajuda do poder público municipal o festival do Piau X Aracú.  

Nessa época, a vila recebe um grande público para os três dias de festa vindos de todos os cantos do município, região e porque não dizer do Brasil.


Barreiras é uma comunidade com suas peculiaridades e características próprias e cheia de  seus encantos naturais. O maior berçário de tartarugas, conhecido por TABULEIRO DE MONTE CRISTO, apesar de sua localização pertencer ao município de Aveiro, mas Barreiras é uma das comunidades próximas, que vivencia a subida das tartarugas, tracajás e outros quelônios ao Tabuleiro de Monte Cristo, para desovarem e garantir o ciclo reprodutivo das espécies.
O Tabuleiro de Monte Cristo é fiscalizado e mantido resguardado pelo IBAMA, sendo que para se fazer visita ao local é necessário antes autorização do órgão responsável. 

No Tabuleiro também se pode conhecer a reprodução de várias aves, o que caracteriza e faz do lugar, “Um lindo berçário de várias espécies”.
Mas Barreiras de alguns anos pra cá, vinha sofrendo com a erosão do barranco, que era a proteção para as águas do rio Tapajós no período do inverno amazônico, não invadir a vila.
O barranco começou a ser engolido pelas águas e foram anos de sofrimento para os comunitários, que ano após ano viam a principal rua se desmoronar. E, foi quando, em 2017, a comunidade através da Associação dos Moradores Pequenos e Meios Agricultores do Distrito de Barreiras – AMPMADB procurou o prefeito para tentarem uma solução. Desde então, o prefeito Valmir Climaco, procurou abreviar a preocupação dos comunitários. Naquele mesmo ano em audiência com o então Ministro de Integração Nacional Helder Barbalho, conseguiu a verba para a realização do tão sonhado cais de arrimo. E, em Julho de 2018, foi assinada a ordem de serviço, para começar a construção do cais de arrimo de Barreiras.
O presidente da AMPMADB Valdenir Ferreira Costa ressaltou a importância dessa obra para a comunidade de Barreiras. Disse; “É uma satisfação estarmos acompanhando o processo da obra, também estamos em plena sintonia com os engenheiros que nos tiram todo tipo de duvida”.
Por tanto estamos muito felizes e honrados, com essa grandiosa obra. Só temos a agradecer ao prefeito Valmir Climaco pelos benefícios que tem proporcionado para nossa comunidade. Nos últimos dias fomos contemplados com o poço artesiano, também está acontecendo a recuperação e revitalização da Escola Municipal Juvêncio Correa.
Por tanto,  particularmente me sinto muito honrado por está representando a comunidade no momento de ascensão para nossa comunidade. Também estamos nas expectativas, que o prefeito consiga intermediar a construção do Pexódromo, para realizarmos nosso festival, que é um dos maiores eventos culturais do município. No mais é só agradecer a Deus, ao Governador Helder Barbalho e ao Prefeito Valmir por este marco histórico que está acontecendo na nossa comunidade, finalizou o presidente”.
Em um ano e nove meses a obra está praticamente pronta, faltando apenas detalhes, para ser entregue a comunidade. E, mais uma vez o prefeito e comitiva estive neste dia 4, na comunidade, para avaliar o padrão e o grau de satisfação da comunidade em relação à obra e disse: 
“Primeiro parabenizar a emprega, que cumpriu o tempo determinado para a conclusão da obra e principalmente a comunidade que estava em situação delicada e desacreditada que seria possível, que Barreiras ter uma grandiosa obra como esta que estamos vendo. Particularmente estou muito feliz de está vendo que valeu a pena o montante destinado para a construção desse cais de arrimo”.
Ressaltou ainda o gestor: “Não tenho duvidas que irá trazer melhor qualidade de vida para a população, como também valorizar os imóveis, disse” Perguntado sobre porque os outros municípios que foram contemplados também com projetos dessa envergadura, para também conter a erosão e que ainda não houve nem licitação? Disse o gestor: 

“A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e da Diretoria de Planejamento avançaram muito, fazendo o projeto, licitando e com muita habilidade foi possível que a empresa, que nós nem conhecíamos, teve muita competência, para que hoje tivéssemos esse resultado”.
O prefeito ainda enfatizou: “Para que o projeto fique melhor ainda, a prefeitura vai asfaltar a primeira e segunda rua de Barreiras e em julho teremos o maior prazer em inaugurar essa obra, com uma grande festa, e iremos fazer um convite especial ao governador Helder Barbalho, que teve uma grande participação, quando Ministro da Integração Nacional, nos atendeu e contemplou o projeto do cais de arrimo da comunidade de Barreiras orçada em R$-12.873.725,64 ( Doze milhões oitocentos e setenta e três mil setecentos e vinte e cinco reais e sessenta e quatro centavos), enfatizou o prefeito Valmir Climaco”.


FOTOS: BLOG JHONNY NOTÍCIAS

FONTE:ASCOM/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário