A reunião aconteceu por iniciativa da Secretaria de Saúde, mas propõe uma intensa mobilização e envolvimento de todos os setores do serviço público, além de associações, sindicatos, escolas, igrejas e a sociedade como um todo. O princípio propósito é estabelecer metas dentro de um grande planejamento estratégico estabelecendo um rigoroso controle epidemiológico e evitar o surgimento de casos do vírus COVID-19, o Coronavírus, em Itaituba.
O diretor clínico do Hospital Municipal, médico Leonardo Peres, defende a necessidade de se levar o assunto em um âmbito de discussão ampliada, acreditando que, como qualquer localidade brasileira, Itaituba também estaria propensa ao aparecimento da doença.
A discussão foi ampliada aos diversos setores da sociedade, principalmente ligados à educação e à saúde. Quanto aos demais segmentos, todos apresentaram sugestões, relativas à restrição de permanência de pessoas em locais públicos sem necessidade; restrição de entrada de acompanhantes no Hospital Municipal; cancelamento de todos os chamados de “grupões”, como diabéticos e hipertensos; informações à sociedade sobre as noções básicas de higiene e proteção individual e outras medidas preventivas.
Em um eventual surgimento de caso suspeito do Coronavírus, já estão sendo articuladas ações emergenciais, como o isolamento parcial e até integral se houver necessidade; quarentena de sete a quatorze dias para pacientes com suspeita do vírus e o fortalecimento do sistema, a partir da busca de apoio logístico e de estrutura para as unidades de saúde.
Uma das decisões tomadas na reunião diz respeito aos municípios vizinhos, distritos e comunidades-polo de Itaituba e região. A ideia de monitoramento e controle epidemiológico é porque essas localidades também influenciam no fluxo de pessoas de outras cidades, estais e regiões para Itaituba.
Fonte: Portal Mauro Torres
Nenhum comentário:
Postar um comentário