A manifestação foi realizada por cerca de 20 mulheres que reivindicavam a volta das visitas e melhores condições de saúde aos detentos.
Parentes de presos fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira, dia 01, em frente ao Centro de Recuperação Regional de Itaituba (CRRI). A manifestação foi realizada por cerca de 20 mulheres que reivindicavam a volta das visitas e melhores condições de saúde aos detentos.
Segundo as manifestantes, desde que as visitas foram suspensas pela justiça como forma de prevenção de disseminação do novo coronavírus, os detentos não estão recebendo o kit de higiene, não estão tendo assistência médica e pouca comida está sendo fornecida a eles.
Maria do Carmo, mãe de um dos detentos disse ao On News que “eles estão vivendo de uma forma desumana, não tem lençol, as celas estão superlotadas, sem ventilador e alguns presos estão com feridas pelo corpo”.
Uma outra familiar que não quis se identificar relatou que, para saber notícias é preciso pagar 300 reais ao advogado para que o mesmo faça o intermédio da comunicação. Segundo ela “nem todos tem dinheiro para pagar o advogado. “Acho um ato desumano não sabermos como estão nossos parentes.
O presídio tem capacidade para 196 presos e está atualmente com 320.
O diretor da Unidade prisional Fagner de Sá, que estava presente durante as manifestações, foi questionado sobre a falta da entrega dos kits de higiene, e segundo ele, a entrega está acontecendo normalmente.
Em nota enviada ao On News, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informou que os custodiados do Centro de Recuperação Regional de Itaituba estão recebendo todos os cuidados necessários para evitar o contágio da Covid-19. A unidade prisional é lavada e desinfectadas todos os dias. Ações de saúde estão sendo executadas regularmente e há medicamentos para todas as necessidades. A SEAP reitera ainda que todos estão uniformizados, padronizados e possuem máscaras. As visitas familiares continuam suspensas como medida de prevenção ao novo coronavírus, mas o atendimento de advogados continua normal. Para aproximar os familiares dos custodiados, a SEAP implantou os projetos “Carta Virtual”, na qual o familiar pode enviar carta ao seu ente; e a “Visita-virtual”, que permite a visitação virtualmente.
FONTE: PORTAL ON NEWS
Nenhum comentário:
Postar um comentário