segunda-feira, 1 de junho de 2020

Familiares de presos do Centro de Recuperação Regional de Itaituba fazem protesto em frente a unidade

A manifestação foi realizada por cerca de 20 mulheres que reivindicavam a volta das visitas e melhores condições de saúde aos detentos.

Parentes de presos fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira, dia 01, em frente ao Centro de Recuperação Regional de Itaituba (CRRI). A manifestação foi realizada por cerca de 20 mulheres que reivindicavam a volta das visitas e melhores condições de saúde aos detentos.

Foto: Douglas Gomes/ On News

Segundo as manifestantes, desde que as visitas foram suspensas pela justiça como forma de prevenção de disseminação do novo coronavírus, os detentos não estão recebendo o kit de higiene, não estão tendo assistência médica e pouca comida está sendo fornecida a eles.

Maria do Carmo, mãe de um dos detentos disse ao On News que “eles estão vivendo de uma forma desumana, não tem lençol, as celas estão superlotadas, sem ventilador e alguns presos estão com feridas pelo corpo”.
Uma outra familiar que não quis se identificar relatou que, para saber notícias é preciso pagar 300 reais ao advogado para que o mesmo faça o intermédio da comunicação. Segundo ela “nem todos tem dinheiro para pagar o advogado. “Acho um ato desumano não sabermos como estão nossos parentes.

Foto: Douglas Gomes/ On News

O presídio tem capacidade para 196 presos e está atualmente com 320.
O diretor da Unidade prisional Fagner de Sá, que estava presente durante as manifestações, foi questionado sobre a falta da entrega dos kits de higiene, e segundo ele, a entrega está acontecendo normalmente.

Em nota enviada ao On News, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informou que os custodiados do Centro de Recuperação Regional de Itaituba estão recebendo todos os cuidados necessários para evitar o contágio da Covid-19. A unidade prisional é lavada e desinfectadas todos os dias. Ações de saúde estão sendo executadas regularmente e há medicamentos para todas as necessidades. A SEAP reitera ainda que todos estão uniformizados, padronizados e possuem máscaras. As visitas familiares continuam suspensas como medida de prevenção ao novo coronavírus, mas o atendimento de advogados continua normal. Para aproximar os familiares dos custodiados, a SEAP implantou os projetos “Carta Virtual”, na qual o familiar pode enviar carta ao seu ente; e a “Visita-virtual”, que permite a visitação virtualmente.

FONTE: PORTAL ON NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário