segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Jacaré é abatido no Rio Tapajós em Itaituba, PA (veja o video)

 


Um Jacaré de médio porte foi morto por alguns moradores do Distrito de Miritituba, município de Itaituba, no sudoeste do estado do Pará. 

O fato aconteceu no sábado, 29 de janeiro de 2022, no Rio Tapajós, entre Itaituba e o Distrito de Miritituba. 

Segundo informações, populares avistaram um jacaré considerado de médio porte no Rio Tapajós, cerca de 03 metros, pesando aproximadamente uns 300kg. 

O mesmo estava praticamente submerso no rio, quando os moradores entraram em uma pequena embarcação, (voadeira), foram até ao local e abateram o animal, provavelmente a tiros, pois, um homem aparece nas imagens com uma espingarda. 

O animal foi puxado para as margens do Rio, onde teve seu couro retirado, foi cortado e divido em pedaços para quem estava no local. 

O Fato vem chamando bastante atenção nas redes sociais, um homem que aparentemente está bebido, senta em cima do animal abatido e faz pose.

Segundo relatos de populares, o animal foi abatido porque estava muito perto das margens, onde crianças e adultos banham, e temendo um ataque do animal os moradores resolveram abate-lo. 

A Carne de Jacaré é comestível: A carne de jacaré é comestível, é considerada branca e grande aliada à saúde, rica em proteína, fibras, ácidos graxos, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, minerais importantes, além de baixo teor de gordura e carboidratos. 

Reduz o risco de doenças, cardiovasculares, diabetes e obesidade.


Mas quem matou pode ter cometido um crime ambiental L9605. LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. 

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.


Fonte: Junior Ribeiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário