ANTT REALIZA AUDIÊNCIA PUBLICA PARA PRIVATIZAR BR-163
Na manhã de hoje (21), foi realizada em Itaituba, no auditório da
Faculdade de Itaituba-FAI, a audiência publica para privatizar um trecho da
Br-163, da cidade de Sorriso-Mato Grosso a Miritituba-Pará. A audiência foi
promovida pela Agencia Nacional de Transporte Terrestre, responsável pela
fiscalização dos serviços de privatização de estradas no Brasil.
A audiência contou com a presença de prefeitos dos municípios
de Santarém, Alexandre Von; Belterra, Dilma Serrão; Mujui dos Campos, Jailton
Souza; Itaituba, Eliene Nunes; Aveiro Odinaldo Barbosa; Trairão, Danilo Miranda
e de Jacareacanga, Raulien Queiroz.
O Representante da SUINF-Superintendência de Infraestrutura
da ANTT, Stephane Quebaud falou sobre o projeto, exibindo no data show todas as
etapas do processo de privatização da rodovia, detalhando a pavimentação de 118
quilômetros, recuperação dos pontos críticos, duplicação da estrada, construção de pontes, construção de
rotatórias, construção de passarelas, construção de 7 pontos de pedágios, apoio
ao longo deste trecho com ambulâncias e carro guincho, além do valor do pedágio
a ser cobrado por eixo dos veículos, R$ 10,05 por cada 100 quilômetros
trafegado da rodovia.
A discussão maior, foi trazida pela caravana de Santarém,
comandada pelo prefeito Alexandre Von, composta por 8 vereadores. O prefeito
Alexandre Von apresentou um requerimento pedindo para que seja incluído nesta
privatização o trecho da BR-230 e BR 163, do Distrito de Campo Verde até Santarém,
que não fazem parte do edital de privatização da BR-163. O prefeito argumentou
que foi em Santarém que começou no Pará o desafio de exportar grãos do Centro
Oeste e hoje fica fora desta rota, o que lamentou. Os vereadores de Santarém,
como os demais oradores, todos contestaram a exclusão deste trecho Campo
Verde-Santarém, do edital de privatização desta rodovia. O apelo para incluir o
trecho que vai até Santarém foi feito por todos os oradores, que foram
solidários com Santarém, pela exclusão daquele município deste processo de
privatização.
O vereador Peninha falou sobre o inicio da chegada destes
projetos portuários a Miritituba. Lembrou que em 2011, esteve com o prefeito
Valmir Climaco em Sorriso discutindo com empresários a implantação destes portos.
A preocupação do vereador é com a movimentação de carretas nesta estrada, que
causará muitos acidentes, por isso os municípios precisam se preparar para receber estes
investimentos.
Peninha também se mostrou preocupado com os valores a serem cobrados
no pedágio. Uma carreta de Sorriso a Miritituba, ida e volta , vai pagar o
preço de R$ 1.500,00. Este valor é muito alto. Pediu para os representantes da
ANTT, que antes de aprovarem a privatização, seja revisto: diminuir para 5 os
pontos de pedágios, que seja reduzido os valores atuais do pedágio
apresentados, que em cada ponto de pedágio seja montada uma estrutura de apoio
(ambulância, carro guincho e etc).
“Se não cuidarmos, a privatização vai causar mais despesas do
que se espera, porque quando os empresários vieram investir em Miritituba,
vieram na certeza de que iam
reduzir despesas e agora, com a privatização, parece que vai acontecer o
contrario”, destacou Peninha no final de seu pronunciamento.
A audiência que
começou as 9:00, hora de Itaituba-Pará, acabou por volta das 16:00 horas. A
próxima audiência, será realizada no dia 26, na cidade de Sinop, Mato Grosso,
para encerrar as audiências de debates e coletas de sugestões para a
finalização do processo de privatização do trecho Sorriso-Miritituba.fonte:peninha
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