Grupos indígenas lideranças munduruku e garimpeiros que trabalham diretamente e indiretamente em garimpos da região de Jacareacanga se reuniram desde as 9hs da manhã desta segunda feira, 14/10/19, em uma das principais ruas da cidade Rua Santos Dumont.
A manifestação teve como objetivo reivindicar as continuações do garimpo na região, uma vez que a garimpagem e principal fonte de renda e economia da localidade. O manifesto está dividido entre tribos a favor e outras contras. Segundo denúncias de moradores e os próprios índios da localidade, "ONGs” estão bancando é incitando a extinção da garimpagem para se beneficiarem.
E o clima está ficando cada vez mais tenso e violento, pois as famílias indígenas e população se recusam a sair do local, e tirar as barreiras que impedem os carros de passarem até que alguma autoridade ou governo venha a ouvir suas reivindicações.
Nas filmagens feitas pelo morador é possível ver que os próprios Índios em seu dialeto munduruku entre outros, intercedem pela continuação da garimpagem o que põem em dúvida é abre o questionamentos sobre os grandes impactos causados na economia local e é as famílias que vivem e sobrevivem do garimpo.
Reportagem sendo atualizada
Fonte: Junior Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário