O trote solidário foi protagonizado pelos alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) DO 15º BPM, sob a coordenação do major Éder Santos. Profissionais do Hemopa, incluindo o próprio diretor do Hemocentro Regional de Santarém, Joaquim Azevedo, com apoio direto da Secretaria de Saúde, montaram um aparato padrão para coleta de sangue. Na primeira etapa, as doações foram dos alunos do CFP, com recepção ao público na tarde de sábado (09).
Foi uma ação inédita em toda a história de Itaituba, que, pela primeira vez, recebeu uma ação como essa. Ao longo dos anos, munícipes de Itaituba enfrentavam limitações para fazer a doação de sangue em outras cidades, em vista do município ser considerado área endêmica para doenças tropicais, principalmente a malária.
“Com essa ação, percebe-se que vamos, aos poucos, quebrando esse paradigma, e, quem sabe, em um futuro não tão distante, venhamos a ter o nosso próprio hemocentro regional, e assim contribuir com os estoques da Fundação Hemopa”, resume o Secretário de Saúde, Iamax Prado.
A entender, o Hemocentro Regional de Santarém é referência para vinte e dois municípios das regiões Oeste, Calha Norte e Sudoeste Paraense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário